Apresentação

Bem-vindo ao Programa de Pós-Graduação em Geografia (PPGG) da UFES

  • A linha de pesquisa “Espaço, Cultura e Linguagens” abrange os trabalhos que objetivam entender e analisar os espaços e os territórios; a cultura como fenômeno, sistema-idéia da economia capitalista, além de elemento formador e que expressa identidades; e a linguagem como a possibilidade de leituras, interpretações e representações (de sinais, símbolos, imagens, cartografias, etc.). No que diz respeito à cultura, o objetivo da Linha é estudar os processos que perpassam a mundialização (e a generalização de uma cultura mundial) em curso implicando na territorialização e desterritorialização das coisas, das pessoas e das idéias, na proliferação de simulacros, na virtualidade da realidade e na constituição de novos modos de vida em detrimento de outros. Os estudos sobre as linguagens possibilitam leituras e interpretações expressas nas imagens (fotografias, filmes, etc.), nos desenhos, na cartografia que representa esses processos de mundialização que implicam na criação de sistemas de comunicação e de informação.

    Ana Lucy Oliveira Feire
    Antonio Carlos Queiróz do Ó Filho
    Carlos Walter Porto Goncalves
    Celeste Ciccarone
    Gisele Girardi
    Luis Carlos Tosta dos Reis
    Paulo César Scarim

  • A linha de pesquisa “Estudos urbanos e regionais” abrange os trabalhos que objetivam entender e analisar os territórios, os processos de produção, as dinâmicas e as transformações dos espaços e dos territórios urbanos e regionais. As pesquisas são direcionadas ao entendimento dos processos de produção em suas várias dimensões e escalas: da urbanização enquanto materialidade, das formas de crescimento das cidades, das mutações nos modos de vida e da constituição da sociedade urbana e das regiões metropolitanas. A linha tem como propósito o estudo das mudanças urbanas e regionais advindas das dinâmicas econômicas, das transformações socioculturais, populacionais e políticas e o rebatimento destas na vida urbana cotidiana, bem como dos conflitos, das fragmentações e dos riscos socioambientais.
    Os estudos urbanos se constituem em um aspecto central nesta linha.

    Aurélia Hermínia Castiglioni
    Carlos Teixeira de Campos Júnior
    Cláudio Luiz Zanotelli
    Eneida Maria Souza Mendonça
    José Francisco Bernardino Freitas
    Maria Inês Faé

  • A linha de pesquisa “Dinâmica dos Territórios e da Natureza” centra-se em investigações de base e aplicadas sobre os padrões do ambiente natural e as transformações na superfície da Terra, induzidas ou não pelo homem. Objetiva também a pesquisa dos processos conectivos existentes entre os fatos naturais e a organização territorial. Dessa maneira, busca-se fomentar iniciativas cujo fundamento seja a análise integrada de dinâmicas naturais verificáveis em cada ambiente, configurando procedimentos de averiguação da realidade concreta por meio de inquirições minuciosas e sistemáticas que estabeleçam fatos ou princípios relativos ao conhecimento geocientífico.

    André Luiz Nascentes Coelho
    Antonio Celso de Oliveira Goulart
    Cláudia Câmara do Vale
    Cláudio Luiz Zanotelli
    Dieter Carl Ernst Heino Muehe
    Eberval Marchioro
    Edson Soares Fialho
    Gisele Girardi
    Jacqueline Albino
    Luiza Leonardi Bricalli

Mural

CONVITE PARA DEFESA DE DISSERTAÇÃO
Publicado em 20/02/2015 - 09:30

O curso de Pós-Graduação em Geografia tem por objetivo capacitar recursos humanos para o exercício da atividade docente e das atividades ligadas à Geografia, para produzir e multiplicar conhecimentos científicos e tecnológicos, para fomentar o desenvolvimento da pesquisa nas áreas específicas de conhecimento, bem como para fortalecer as áreas de estudos afins já existentes na UFES, ampliando os vínculos entre elas.
O Programa de Pós-Graduação em Geografia deve cumprir um papel nas análises dos processos sociais, culturais, e naturais buscando produzir conhecimento e formando profissionais necessários às novas demandas das instituições públicas e da sociedade.

O programa tem sua sede em Vitória-ES, oferecendo o curso de Mestrado em Geografia desde 2007 e o curso de Doutorado em Geografia desde 2015 e mantém um perfil de qualificação acadêmica atestado pela CAPES, tendo recebido conceito 4 na última avaliação.

O programa já formou 104 mestres e conta com 54 alunos regularmente matriculados, sendo 33 no mestrado e 21 no doutorado.

Transparência Pública
Acesso à informação
Reuni

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Fernando Ferrari, 514 - Goiabeiras | Vitória, ES -Brasil | CEP 29075-910