Potencial de Inundação na Bacia Hidrográfica do Rio Jucu/ES, por Meio de Parâmetros Morfométricos e Índices SL

Nome: EDIMUNDO ALMEIDA DA CRUZ
Tipo: Dissertação de mestrado acadêmico
Data de publicação: 04/12/2015
Orientador:

Nomeordem decrescente Papel
JACQUELINE ALBINO Orientador

Banca:

Nomeordem decrescente Papel
EBERVAL MARCHIORO Examinador Interno
JACQUELINE ALBINO Orientador
MIRNA APARECIDA NEVES Examinador Externo

Resumo: O método morfométrico aplicado ao diagnóstico de inundações tem sido utilizado desde longa data, apresentando resultados satisfatórios, sobretudo na caracterização dos sistemas hidrográficos (bacia hidrográfica, vertentes, canais fluviais, etc).
A pesquisa aplicada à bacia hidrográfica do rio Jucu, possibilitou a caracterização dos indicadores geométricos (zonais, lineares e hipsométricos) relacionados à forma, arranjo estrutural, interação com vertentes e rede de drenagem, com vistas ao diagnóstico das áreas suscetíveis à inundação.
A espécie SL (Índice de Hack), enquanto variante do gênero morfometria, derivada deste último, revestiu-se de amplo embasamento conceitual acerca da dinâmica fluvial das bacias hidrográficas, com fulcro na gênese e evolução das paisagens, objeto ontológico da ciência Geomorfológica.
A comparação entre o SL e os demais índices e parâmetros morfométricos calculados, permite concluir que para o fenômeno inundação, o índice de Hack se mostrou mais pragmático e eficaz que os demais, desde que a interpretação deste ocorra junto com o perfil longitudinal, tendo como pressuposto os processos de hidráulica fluvial que nortearam a proposição do referido índice, Leopold et al. (1964), Hack (1973).
Os dados de campo foram de suma importância para interpretação e validação do método, ainda que nessa pesquisa a investigação tenha restringido a feições superficiais da paisagem e a pontos previamente selecionados (critério de menor valor no índice SL, bem como na razão SL/k).
Os métodos expeditos aplicados na presente pesquisa mostrou-se eficaz, pragmático e de baixo custo, para aplicação na etapa de levantamento de dados e informações, com vistas ao aprofundamento de análises hidromorfológicas mais complexas.
Espera-se que a discussão conceitual aqui redigida, possa ser útil em outras pesquisas, em diferentes contextos geomórficos, especialmente quanto à aplicação do índice SL para o diagnóstico de áreas suscetíveis a inundação.

Acesso ao documento

Acesso à informação
Transparência Pública

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Fernando Ferrari, 514 - Goiabeiras, Vitória - ES | CEP 29075-910