Projeto de extensão “Os perfis sociais dos fluxos migratórios no Espírito Santo”

Prof. Dr. Ednelson Mariano Dota
Prof. Dr. André Luiz Nascentes Coelho
Geógrafo Danilo Mangaba de Camargo
Bolsista: Laís Lovate

REGISTRO SIEX-UFES Nº 401391

Apresentação

Os fluxos migratórios que impactaram o Espírito Santo ao longo da década de 2000 mostraram-se diferenciados em relação a períodos anteriores, culminando em resultados também diferenciados. O fato de ter crescido mais do que a média do país, 1,27% a.a. entre 2000 e 2010, colocou o Estado na condição de área de atratividade migratória. Esse crescimento, entretanto, mostrou-se diferenciado internamente: os municípios da Região Metropolitana da Grande Vitória (RMGV) cresceram significantemente mais do que os municípios não metropolitanos nos dois períodos considerados, contribuindo decisivamente para o crescimento do Estado como um todo. No interior, verificou-se evasão populacional, que pode resultar em modificação da estrutura demográfica e impactos sociais e econômicos significativos.

Tendo em vista que a migração desempenha papel central para a redistribuição espacial da população e afeta o crescimento demográfico dos municípios, conhecer a dinâmica migratória dos municípios e o perfil social da população que está em movimento mostra-se necessidade primária para compreender o crescimento demográfico e refletir sobre o planejamento dos municípios e do Estado. Se o volume de migrantes vem ganhando importância no Espírito Santo, tal fenômeno já foi verificado em décadas anteriores em outras localidades do país e os resultados sociais, pela falta de planejamento, não foram os mais adequados. O presente projeto tem o intuito de colaborar para um melhor conhecimento das dinâmicas migratórias recentes para, a partir disso, contribuir com políticas eficientes de planejamento nas mais diversas áreas.

Objetivos

- Conhecer o perfil social dos migrantes no Espírito Santo;
- Contribuir para o planejamento de políticas públicas a partir das tendências da migração;
- Desenvolver e disponibilizar produtos que possam ser utilizados pela sociedade como instrumentos de reflexão voltados ao planejamento e bem-estar social.

 

Resultados

Atlas da migração no Espírito Santo

O Atlas da migração no Espírito Santo apresenta uma série de mapas sobre a dinâmica migratória no Estado, analisando a dinâmica espacial dos fluxos migratórios ao longo da década de 2000. Ele apresenta as informações em nível de município e foi gerado a partir dos microdados do Censo Demográfico brasileiro de 2010.

Download aqui

 

Indicadores de migração dos municípios do Espírito Santo: o período 2000-2010

Trata-se de um banco de dados com informações sobre a dinâmica demográfica e migratória dos 78 municípios do Espírito Santo. Os dados estão divididos em três partes: na primeira estão dados da população residente; na segunda (dados data-fixa – 2005/2010) e na terceira (dados última-etapa – 2000-2010) são apresentados dados de imigração, emigração e saldo migratório nas trocas intra e interestaduais dos municípios, possibilitando conhecer as dinâmicas de cada um deles no período.

Dowload aqui

 

 

 

Transparência Pública
Acesso à informação

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Fernando Ferrari, 514 - Goiabeiras, Vitória - ES | CEP 29075-910